terça-feira, 14 de junho de 2011

Fidel mandou parar

11 de junho de 2011 – O Perú Molhado

Por Marcelo Lartigue

A Ilha de Cuba já foi um oásis no mar doCaribe. Antes de se transformar num prostíbuloamericano sob a égide do ditador Fulgencio Batista e antes mesmo da chegada do ditador Fidel Castro ao poder, Cuba era um dos países mais modernos das Américas. Cuba foi a primeira nação ibero-americana (incluído Espanha e Portugal) a ter um cemitério separado da igreja católica. Isto aconteceu em 1806. Foi também a primeira nação da America hispânica a ter máquinas a barcos a vapor. Foi ainda o terceiro país e a ter um sistema de
trens. Nessa época, em 1837, apenas mais duas nações tinham um sistema de ferrovias: Inglaterra e Estados Unidos. Em 1951, Cuba foi o primeiro país do mundo a ter um hotel coma ar-condicionado central. O sistema de saúde pública cubano sempre esteve a frente. Foi em Cuba, no ano de 1847 que pela primeira vez um paciente foi anestesiado com éter. Foi o médico cubano, Dr. J. Finlay quem descobriu o agente transmissor da Febre Amarela. Estávamos em 1881 e a Febre amarela matava milhares de pessoas no mundo inteiro. Cuba também teve o primeiro sistema de iluminação pública (1889) e a primeira indústria totalmente movida a eletricidade (1877). O primeiro carro chegou a Cuba no ano de 1900. Dizem que esse automóvel circula na ilha até hoje. Em 1958 Cuba era o país latino americano com mais automóveis (160 mil, ou seja, um para casa 38 habitantes) e o país que mais eletrodomésticos tinha. Em 1906, Cuba instalou na cidade de Havana o primeiro sistema de telefonia discada direta, sem a necessidade de uma telefonista. Foi também em Cuba, em 1907 que foi instalado o primeiro sistema de Raios X da América latina. No dia 19de maio de 1913, os cubanos Agustin Parlá e Domingo Rosillo tiveram a honra de realizar o primeiro vôo ibero-americano entre Havana e Cayo Hueso na Key West. Esse vôo durou 2 horas e 40 minutos. Cuba foi o primeiro país do mundo a abolir as touradas por serem abusivas e sanguinárias com os animais. Já os fuzilamentos dos inimigos do sistema político continuam acontecendo. Em 1959 a cidade de Havana era a cidade que tinha mais salas de cinema no mundo. Nada menos que 358 salas de projeção. Superava New York e Paris, que ocupavam o segundo e o terceiro lugar respectivamente. Cuba foi o segundo país do mundo e ter uma emissora de televisão. Isso aconteceu em 1950. Em 1958 a TV em cores foi introduzida na ilha. Foi em Cuba inaugurada a segunda emissora de rádio, emissora essa que transmitiu um concerto de música clássica. Já em 1228, Cuba tinha 61 emissoras de rádio – sendo 43 em Havana - ocupando o 4º lugar no mundo superando países muito maiores como os Estados Unidos, Canadá e Rússia. Cuba tinha então, o maior número de emissoras por habitante em extensão territorial. Ainda em 1957 é inaugurado em Cuba, o primeiro cinema em 3D e com várias telas - os multiplex de hoje. Em 1940, os cubanos aprovaram a mais avançada constituição do mundo. Foi a primeira nação latino americana a reconhecer o voto das mulheres (hoje não vota nem homem nem mulher), a igualdade de direito entre as raças e sexo, e o direito da mulher ao trabalho. O primeiro movimento feminista latino-americano surgiu ainda nos anos 30, em Cuba.
Em 1957 a ONU reconheceu Cuba como o melhor país ibero-americano em número de médicos por habitantes e o melhor em casas eletrificadas, casas com banheiro e em consumo calórico diário per capita. Pois é: infelizmente tudo isso ficou no passado. Chegou Fidel e mandou parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário