sexta-feira, 3 de agosto de 2012

José Dirceu era o chefe da quadrilha do Mensalão, reafirma Gurgel. E dá-lhe provas!


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, rebateu argumentos da defesa do ex-ministro José Dirceu de que não há provas contra ele e afirmou nesta sexta-feira (3) sem cometer "injustiça" e "sem dúvidas" pode apontar que o petista era o chefe da quadrilha do mensalão. Ao sustentar que o esquema também transcorreu dentro do Palácio do Planalto, na Casa Civil controlada por Dirceu, Gurgel disse que é difícil apontar provas perícias por conta de um hábito de chefes de esquema de não se envolverem diretamente com integrantes do grupo, mas atuarem por meio de interlocutores ou laranjas. "Quase sempre ocorre com chefe de quadrilha não aparece nos atos de execução de esquema", disse. 

E completou: "Dirceu exerceu papel fundamental, sem risco de cometer injustiça foi a principal figura, mentor e grande protagonista. Foi ele quem idealizou o sistema ilícito de mobilização da base e comandou os demais acusados para os demais objetivos". Dirceu é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa. Na avaliação de Gurgel, "a ascendência de Dirceu sobre os outros integrantes do grupo foi cabalmente comprovada, sendo que ele tinha ciência sobre todos os acordos de vantagens indevidas oferecidas" a políticos e partidos aliados. 

Sobre os problemas para provas periciais, Gurgel disse que não é fácil encontrar provas de questões tratadas entre quatro paredes. "Quando falo de quatro paredes, falo das paredes da Casa Civil de algo que transcorria dentro do Palácio da Presidência da República." Responsável pela acusação, Gurgel disse que a "autoria do crime não está em perícias, mas em provas testemunhas que tem o mesmo valor. E essa prova é contundente como a atuação de Dirceu como líder ". Ele citou depoimento do publicitário Marcos Valério, réu do processo e considerado o operador do esquema, no qual ele disse que o ex-ministro tinha ciência de tudo o que ocorria.(Folha Poder)
Tirado do Coturno Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário