quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tráfico de gente


Tráfico de gente

Primeiro o governo federal, a título de melhor qualificar o ensino superior no país, fechou faculdades de medicina e impediu a abertura de novos cursos. Não fiscalizou melhorias e nem exigiu que fossem feitas. Agora o governo anuncia a contratação de um exército de médicos cubanos, a título de melhor assistir a população brasileira. Qual é a formação desses médicos?
Segundo Dalvélio Madruga, conselheiro do Conselho Federal de Medicina, o país tem 380 mil médicos, portanto, não existe deficiência de médicos, mas falta de política de estado que forneça infraestrutura e atraia médicos para essas regiões afastadas dos grandes centros.
Qual será a remuneração deles? Pelo que entendi, a maior parte do que receberão pertencerá ao governo de Cuba. Então os médicos que trabalharão aqui, receberão uma pequena parcela – suficiente para pagarem suas necessidades básicas no Brasil -, e o restante o governo brasileiro enviará para a ilha de Fidel, o que convenhamos, é uma condição análoga a trabalho escravo. Ou não é?
Nem nisso o Brasil e Cuba estão sendo originais. A Lívia e o Russo já fazem isso na novela das nove. Só que no lugar de médicos, eles ‘empregam’ mulheres, que também não ficam com seus salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário